A Argentina me surpreendeu positivamente, em todos os lugares em que estive fui muito bem tratada e os atendentes se esforçavam para se comunicar, já estão mais que acostumados com os brasileiros falando português.
Fiquei hospedada no HTL Urbano, um hotel 4 estrelas localizado próximo aos principais pontos turísticos da cidade, o valor pago foi de R$1.085,00 com café da manhã, o quarto escolhido foi o quarto casal standard com 1 cama king e banheira, os funcionários foram muito receptíveis e falavam português. Elaborei um roteiro básico, mas com as principais atrações.
------------ Day 01 ------------
Cheguei em Buenos Aires por volta das 11h00, passei pela imigração (muito tranquilo, me perguntaram somente onde eu iria ficar hospedada), já tinha me informado de como funcionava o transporte público (comprei o cartão SUBE - o cartão de transporte público da Argentina - em um quiosque chamado OPEN 25HR! na saída do aeroporto) e peguei o ônibus até o centro da cidade.
Como eu cheguei relativamente cedo (o check-in no Hotel era as 14h00) fui conhecer a Casa Rosada (sede da presidência da Argentina, seu nome vem da sua cor rosa, que simboliza a união de dois partidos políticos. Além de ser um importante ícone político, a Casa Rosada também abriga o Museu da Casa Rosada e o Museu do Bicentenário, com um acervo histórico do país). A Casa Rosada está localizada na Plaza de Mayo.
A Plaza de Mayo é a principal praça do centro da cidade, seu nome comemora a Revolução de Maio de 1810, que iniciou o processo de independência das colônias da região do sul da América do Sul, diante da praça se localiza também a Catedral Metropolitana a principal igreja católica de Buenos Aires e era nessa catedral onde o arcebispo Jorge Bergoglio celebrava suas missas até se tornar o Papa da Igreja Católica, e adotar o nome de Papa Francisco.
Caminhando até o final da Avenida Presidente Roque Saenz Peña você dá de cara com o Obelisco (foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julio, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade, as obras começaram em 20 de março de 1936, e o monumento foi inaugurado em 23 de maio do mesmo ano. Ele foi projetado pelo arquiteto Alberto Prebisch).
Fui até o hotel para fazer o check-in e caminhei até o próximo destino para conhecer melhor a cidade a Livraria El Ateneo, post completo AQUI e de lá caminhei até o Palácio Barolo, post completo AQUI e segui até o Congresso da Nação Argentina (projetado pelo arquiteto italiano Vittorio Meano em 1897 e concluído pelo arquiteto belga Julio Dormal em 1906, a onde atua o órgão legislativo do governo da República Argentina) e retornamos para o hotel, mas não antes de experimentar as famosas empanadas argentinas.
------------ Day 02 ------------
Cheguei em Buenos Aires por volta das 18h de Colonia del Sacramento e aproveitando que Puerto Madero estava perto resolvi conhecer a famosa Puente de La Mujer (é uma obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que representa a imagem de um casal dançando tango. O mastro branco simboliza o homem e a silhueta curva da ponte, a mulher) e para que é fã das histórias em quadrinho da Mafalda, tem uma estátua famosa que foi inaugurada em 2009 em San Telmo que se encontra no circuito do Paseo de La Historieta que trás diversas outras estátuas e murais de personagens emblemáticos de tirinhas de cartunistas argentinos.
------------ Day 03 ------------
Acordei cedo para conhecer o bairro mas emblemático de Buenos Aires, a La Boca, onde fica o Caminito (postagem completa AQUI), uns 30 minutos do centro, a vida em Caminito infelizmente começa só depois das 11h, mas não consegui encaixar em outra programação, valeu a visita de qualquer jeito, a rua é um museu a ceú aberto. De La Boca segui de ônibus para o Parque Tres Febrero (não tem ônibus direto, acabei descendo e pegando outro) para conhecer o Rosedal (postagem completa AQUI).
Caminhando por uns 10 minutos têm o Jardim Japonês (postagem completa AQUI) e bem próximo o MALBA (postagem completa AQUI) e ainda pela região têm a famosa Floralis Generica uma escultura metálica inaugurada em 2002 que pesa 18 toneladas e mede 23 metros de altura, um presente do arquiteto Eduardo Catalono e chegando no metrô você se depara com a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires uma universidade pública da Argentina que se encontra em um prédio histórico, encerrei um dia comendo no restaurante Compasso, próximo ao Obelisco, pedi o menu executivo, que vem uma entrada (a melhor empanada que comi), o prato principal com refrigerante, vinho etc. e sobremesa.
------------ Day 04 ------------
Encerrando a viagem pela Argentina, acordei bem cedo porque o meu voo estava marcado para 8h40, na entrada do Aeroporto Buenos Aires Jorge Newbery, tem um Monumento a Cristóvão Colombo, esse monumento foi inaugurado em 1921 sendo um presente da comunidade italiana para celebrar o centenário da independência da Argentina, o monumento foi removido do seu local original no Parque Cólon em 2013, parcialmente desmatelado e danificado, foi restaurado e remontado na Costanera Norte, com a nova localização concluída em dezembro de 2017, mas na verdade não é sobre o monumento que fiquei impressionada, como eu cheguei bem cedo, pude me despedir da Argentina com um belo nascer do sol.











Nenhum comentário:
Postar um comentário