MALBA

15 outubro 2025


Endereço: Av. Figueroa Alcorta 3415 C1425CLA Buenos Aires, Argentina
Funcionamento: Segunda-feira - Domingo 12:00 às 20:00, Terça-feira Fechado, Quarta-feira 11:00 às 20:00
Ingressos: Público em geral $ 9000, Estudantes, professores e aposentados com credenciamento $ 4500 e Quarta-feira Público em geral $ 4500, Estudantes, professores e aposentados com credenciamento Gratuito

"O Malba, Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, é reconhecido internacionalmente como uma referência da arte latino-americana e um marco incontornável da vida artística e cultural de Buenos Aires.

Fundada em 2001, é uma organização sem fins lucrativos que preserva e exibe uma das coleções de arte latino-americana mais importantes do mundo, composta por mais de 700 obras de artistas modernos e contemporâneos de destaque da região. A organização também oferece uma programação anual de exposições temporárias de arte argentina, latino-americana e internacional, em colaboração com outras instituições regionais e globais" (Fonte: AQUI).


"Em 2001, o Sr. Eduardo F. Costantini doou 223 peças de sua coleção pessoal para fundar o museu, incluindo obras importantes de artistas como Antonio Berni, Emilio Pettoruti, Wifredo Lam, Maria Martins, Xul Solar, Frida Kahlo e Diego Rivera. Em 21 de setembro do mesmo ano, o Malba abriu suas portas ao público no edifício projetado pelo escritório AFT, vencedor de um concurso internacional realizado em 1997.

O museu funciona atualmente como uma organização sem fins lucrativos, abrigando uma coleção de mais de 700 obras de arte latino-americanas de 200 artistas, abrangendo desde os primórdios do modernismo até os dias atuais. Inclui artistas e obras da Argentina, Uruguai, Brasil, México, Equador, Cuba, Colômbia, Venezuela, Chile e outros países" (Fonte: AQUI).


É no MALBA que se encontra um dos quadros mais famosos do Brasil, o "Abaporu" a obra icônica de Tarsila do Amaral de 1928 que foi adquirida por Eduardo Costantini por US$ 2,5 milhões, em 1995, em um leilão realizado na Christie's que posteriormente doou para o MALBA, é de arrepiar ver uma obra que vemos tanto falar, estudamos tanto, tão de perto, vale uma visita ao museu para ver essa obra, que raramente vai ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário