Roteiro: Paris

19 outubro 2024


Subestimei demais a cidade de Paris, não tinha colocado Paris como o lugar dos sonhos para se conhecer, as passagens estavam baratas, então porque não? Mas... estou completamente rendida e apaixonada, Paris é uma cidade linda, de querer chorar mesmo, cada rua, cada loja, cada comida, me fez querer mais e mais, Paris é um lugar que vale a pena sim conhecer e desfrutar.

Fiquei hospedada no Hôtel Korner Etoile, um hotel 3 estrelas localizado a 20 minutos do Arco do Triunfo, uma região bem mais tranquila, o valor pago foi de R$3.866,36 sem café da manhã e sem frigobar, o quarto escolhido foi o quarto solteiro com 1 cama de casal, os funcionários foram muito receptíveis e falavam português, recomendo. Elaborei um roteiro básico, mas com as principais atrações:

                                ------------ Day 01 ------------                                 
Cheguei em Paris por volta das 10h40, passei pela imigração (muito tranquilo, não me perguntaram nada, não pediram nenhum outro documento além do passaporte), já tinha me informado de como funcionava o transporte público (dicas no final da postagem) então consegui me virar muito bem pela cidade.

Como eu cheguei relativamente cedo (o check-in no Hotel era as 15h00) fui conhecer obviamente a Torre Eiffel, fiquei sentada em um dos bancos a sua frente somente admirando e aguardando dar o horário, até o meu hotel é somente uma linha de metro, sem necessidade de baldeação. 

Já no hotel, descansei, tomei um banho e me aprontei, tinha horário agendado para conhecer/subir o Arco do Triunfo que para minha decepção estava fechado (não obtive reembolso do ingresso), voltei caminhando para o Hotel em busca de um Carrefour express e fechei o dia comendo um Mcdonald (mais é um Mcdonald em Paris).

                                ------------ Day 02 ------------                                 
No segundo dia, após tomar o café da manhã (comprei no mercado no dia anterior), caminhei até a estação mais próxima do hotel a Porte de Champerret, peguei o metrô sentido Gallieni (Parc de Bagnolet) e desci para fazer baldeação na estação Havre - Caumartin, peguei o RER sentindo Marne-La-Vallée Chessy e desci na Marne-La-Vallée Chessy (nas estações já está indicando o caminho para a Disneyland - normalmente com um símbolo do Mickey). Sobre o parque da Disneyland, post completo AQUI.
Encerrei o dia por entorno das 18h30, cheguei no hotel (a viagem dura em torno de 1h30) era mais ou menos 20h.

                                ------------ Day 03 ------------                                 
O terceiro dia separei para conhecer o Palácio de Versailles, comprei os ingressos para às 10h00, então acordei relativamente cedo, caminhei até a estação mais próxima do hotel a Porte de Champerret, peguei sentido Gallieni (Parc de Bagnolet) e desci para fazer baldeação na estação Saint Lazare, peguei o metro sentindo Versailles Rive Droite e desci na última estação, leva em torno de 1h20 o percurso, na estação tem um terminal de ônibus ao lado, mas optei por ir andando, portagem completa AQUI.

                                ------------ Day 04 ------------                                 
Acordei bem cedo, queria visitar outros locais antes de ir ao Louvre, a entrada estava agendado para às 9h, no entanto, esqueci um detalhe, o sol só aparece depois das 8h (por isso as fotos ficaram escuras), do meu hotel caminhei até a estação mais próxima a Porte de Champerret, peguei sentido Gallieni (Parc de Bagnolet) e desci para fazer baldeação na estação Saint Lazare, peguei o metro sentindo Mairie D'issy e desci na estação Concorde, caminhei até a Place de la Concorde ("A praça foi concebida por Ange-Jacques Gabriel em 1755 como um octógono limitado pelos Champs-Élysées e pelo Jardim das Tulherias. As fontes acrescentadas por Hittorff, são inspiradas pelas da Basílica de São Pedro em Roma" - fonte AQUI).


Da Place de la Concorde caminhei através dos Jardim das Tulherias ("Criado no século XVI, em estilo italiano e por ordem de Catarina de Médicis para decorar o entorno do palácio das Tulherias onde passava seus tempos livres, em 1664, o arquiteto André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o palácio de Versalhes, transformou-o num jardim no estilo francês, formal e simétrico, cheio de estátuas ornamentais" - fonte: AQUI) até chegar ao Museu do Louvre (postagem sobre o Louvre - AQUI).

A visita ao Louvre durou mais ou menos 3 horas, do Louvre caminhei por 20 minutos até a Catedral de Notre-Dame ("uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria" - fonte AQUI) que está fechada após o incêndio de 2019. Da Catedral caminhei por mais 15 minutos até o Panteão ("Iniciadas em 1764, as obras do edifício foram encomendadas pelo monarca Luís XV, o qual, após recuperar-se de uma grave doença, ordenou ao arquiteto Soufflot a construção de uma basílica em tributo à Santa Genoveva (padroeira de Paris), em substituição à antiga abadia ali existente. Concluído em 1790, sob a gerência de Rondelet, o edifício foi laicizado pelos movimentos revolucionários burgueses, transformando-o em Panteão nacional" - fonte AQUI).


Do Panteão caminhei por mais 10 minutos até o Palácio do Luxemburgo, atualmente é a sede do Senado da França ("O Palácio do Luxemburgo foi construído por Maria de Médici, mãe do rei Luís XIII da França, no local de um antigo hôtel particulier pertencente a François, duque de Luxemburgo, de onde vem o seu nome" - fonte AQUI), mais uma caminhada de 5 minutos e estava na  Igreja de São Sulpício ("Edifício histórico, constitui-se na segunda igreja mais alta da cidade. Consagrada a São Sulpício, o "Piedoso", abriga em seu interior um sistema de determinação astronômica dos equinócios desenhado por Henry Sully, e que ficou conhecido pela menção na obra "O Código da Vinci", de Dan Brown, com destaque na LINHA DA ROSA"), retornei ao hotel para descansar por volta das 14h.


As 16h30 tinha hora marcada para subir até a Torre Eiffelpostagem completa - AQUI, tinha escolhido este horário, porque a intenção era ficar para ver ela piscar, mais infelizmente começou a chover muito e a alternativa após a visita foi voltar para o Hotel.


                                ------------ Day 05 ------------                                 
Último dia em Paris, e antes de embarcar para a próximo destino, acordei cedo para conhecer o bairro de Montmartre, do meu hotel caminhei até a estação mais próxima a Porte de Champerret, peguei sentido Gallieni (Parc de Bagnolet) e desci para fazer baldeação na estação Villiers, peguei o metro sentindo Nation e desci na estação Anvers, para subir até a Basílica do Sacré Coeur utilizei o Funiculaire.

A Basílica do Sacré Coeur ("é um templo da Igreja Católica Apostólica Romana em Paris dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, sendo, também, o símbolo do bairro de Monte Martre" - fonte AQUI) está aberta a partir das 6h30, não pode tirar fotos lá dentro e já tem uma certa movimentação na parte da manhã, na Básilica estava tenda cânticos quando cheguei então fiquei ouvindo por um tempo, queria ter ido mais tarde para subir na cúpula que abre às 10h. 

Caminhei por mais 10 minutos até o Muro do Eu Te Amo ("é um muro com tema de amor de 40 metros quadrados na praça do jardim Jehan Rictus em Montmartre. O muro foi criado em 2000 pelos artistas Fédéric Baron e Claire Kito e é composto por 612 azulejos de lava esmaltada , nos quais a frase "Eu te amo" é apresentada 311 vezes em 250 idiomas. Cada azulejo tem 21 por 29,7 centímetros - fonte AQUI").


Apesar de não ter planos para entrar e experimentar o menu, caminhei por 7 minutos até o famoso Café des Deux Moulins conhecido por ter sido uma locação de um dos meus filmes preferidos: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain de 2001 e de lá segui até a Ópera Garnier ("é uma casa de ópera localizada no IX arrondissement de Paris. O edifício é considerado uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo. Construído em estilo neobarroco, é o 13º teatro a hospedar a Ópera de Paris, desde sua fundação por Luís XIV, em 1669" - fonte AQUI).

Da Ópera Garnier segui até a estação de metrô Havre - Caumartin sentindo Pont de Sèvres e desci na estação Trocadéro, últimos momentos em Paris, precisava ver a Torre Eiffel novamente, mas de outro ângulo, a Place du Trocadéro é a mais famosa para tirar belas fotos. Retornei ao hotel para por fim fazer o check-out.



DICAS PARA O TRANSPORTE PÚBLICO
Depois de assistir muitos vídeos, pesquisar bastante para não passar perrengue no transporte de Paris, encontrei um jeito fácil de se locomover sem muitos transtornos pela cidade, não precisei utilizar o ônibus, o metro/trem atende muito bem todos os pontos turísticos que planejei visitar. O nome da empresa que opera os transportes em Paris se chama Île-de-France Mobilités e o cartão de transporte é o NAVIGO (seria o bilhete único/Top de São Paulo). Atualmente você tem a opção de adquirir o cartão físico Navigo ou utilizar o Navigo digital, optei pela segunda opção, é mais cômodo e já sai de São Paulo com tudo planejado.
Para o NAVIGO Digital é necessário abaixar dois aplicativos no seu celular: IDF Mobilités e My Navigo Tickets (este último eu não utilizei, mas o IDF pede para fazer o download na hora da configuração). O IDF tem a opção do idioma em português e é bem intuitivo, fácil de se utilizar.
No app IDF clique na opção COMPRAR, depois na opção NO MEU TELEMÓVEL clique em COMPRAR UMA AÇÃO, vai aparecer diversas opções: individual, para o dia ou pacotes, no meu caso eu fiquei 5 dias em Paris, optei pela opção PACOTES, você tem a opção de comprar para o mês ou para a semana, cliquei em FORFAIT NAVIGO SEMAINE (sempre se inicia na segunda-feira e a validade se encerra no domingo) ou seja se você está comprando em um sábado, ele só vai valer a partir de segunda, sempre verifique a validade das datas indicadas, o valor da semana é €30,75, clique em COMPRAR (se não tiver o cadastro, o aplicativo te redirecionar para fazer), clique em ACEITO O TERMOS... e clique em COMPRAR, você será redirecionado para a tela de pagamento, digite todos os dados de pagamento e clique em CONFIRMAR, após ser efeituado o pagamento você é redirecionado de volta para o app. Pronto você já tem o NAVIGO no seu celular pronto para utilizar o transporte em Paris, quando for passar pela catraca, abra o app com ecrã ativado encoste no local indicado na catraca (não sei se funciona sem acessar o app, não arisquei passar vergonha), espere dar o sinal de verde e acesse todos os transportes públicos, sim! Todos: ônibus, metrô, trem, RER e até o Funiculaire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário