Museu do Louvre

17 outubro 2024


Endereço: 75001 Paris, França
Funcionamento: 9h às 18h - Segunda, quinta, sábado e domingo. 9h às 21h - Quarta e Sexta.
Ingressos: 22,00€

Um dos museus mais bem conceituados do mundo não deve ficar de fora do roteiro para quem visita Paris pela primeira vez. "O Museu do Louvre contém mais de 380 mil objetos e exibe 35 mil obras de arte em oito departamentos curatoriais com mais de 60 600 metros quadrados dedicado à coleção permanente. O Louvre exibe esculturas, objetos de arte, pinturas, desenhos e achados arqueológicos. É o museu mais visitado do mundo, com média de 15 mil visitantes por dia, 65 por cento dos quais são turistas estrangeiros" (Fonte: AQUI).
"O museu está instalado no Palácio do Louvre, originalmente construído como o Castelo do Louvre nos séculos XII e XIII durante o reinado de Filipe II. Em 1682, Luís XIV escolheu o Palácio de Versalhes como sua casa, deixando o Louvre principalmente como um local para exibir a coleção real, incluindo, a partir de 1692, uma coleção de antigas esculturas gregas e romanas" (Fonte: AQUI).

"Ieoh Ming Pei, que já tem a seu crédito as extensões do Museu de Belas Artes de Boston e da Galeria Nacional de Arte de Washington, foi nomeado em Julho de 1983 o arquitecto do projecto, apoiado pelo Presidente da República François Mitterrand. Ele imaginou uma recepção central subterrânea que permitiria o acesso direto às três alas do museu e que revolucionaria a circulação dentro do Louvre. Esta entrada monumental assume a forma inesperada de uma… pirâmide. Após quatro anos de construção, e com a intervenção de empresas especializadas em aparelhamento de barcos para a construção da estrutura metálica, a Pirâmide foi inaugurada com grande alarde em 29 de março de 1989. Tornou-se o próprio símbolo do Louvre" (Fonte: AQUI).

Há pelo menos 4 entradas, a principal é a Pirâmide que costuma estar sempre lotada, mas foi por qual eu entrei, o meu ingresso era para o primeiro horário às 9h e a fila estava inicialmente tranquila, depois de passar pela segurança (é de praxe em pelo menos todos os museus que fui em Paris) a escolha para visitar a primeira obra é óbvia para todos: a Mona Lisa. 
"A coleção é dividida em oito departamentos curatoriais: antiguidades egípcias; antiguidades do Oriente Próximo; antiguidades gregas, etruscas e romanas; arte islâmica; esculturas; artes decorativas; pinturas; impressões e desenhos" (Fonte: AQUI).


Na entrada principal, após passar pela segurança tem a recepção, com banheiros, mapas do Louvre, áudio-guia etc. Recomendo que já tenha definido quais obras/artefatos deseja ver e sua ordem de prioridade, não é possível conhecer todo o Louvre em um dia, muito menos em 3h, que foi o tempo que passei lá dentro.
Visitou as obras mais emblemáticas? Então, siga para conhecer mais um pouco do que o Louvre tem a oferecer, se perca e se ache nos diversos ambientes, tem locais bem vazios, onde poucos pessoas costumam estar, sente, descanse, respire e aprecie, sem pressão de querer conhecer tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário