Palácio de Versailles

16 outubro 2024


Endereço: Place d'Armes, 78000 Versailles, Franças
Funcionamento: Castelo de Versailles: De terça a domingo, das 9h às 18h30, Palácio de Trianon e Residência de Maria Antonieta: De Terça a Domingo, das 12h às 18h30 e Jardins: das 8h às 20h30.
Ingressos: no site oficial (AQUI) existem diversos ingressos disponíveis com experiências diversificadas.

"This, madame, is Versailles"
Visitar o Palácio de Versailles é com certeza interessante e deve ser feito pelo menos uma vez na vida, o lugar é deslumbrante e seus jardins são imponentes, cada ambiente que você olha é de encher os olhos, parece que faz parte de uma pintura e se torna inacreditável que este lugar já tem sido habitado em outros momentos, porque literalmente parece que foi construído para ser um museu.
É muito simples de chegar até Versailles saindo de Paris, no entanto é uma caminhada de 20 minutos da estação até a entrada (tem opção de pegar ônibus, mas fiquei perdida), mas valeu a pena, a cidade é linda também e super tranquilo de se achar com o google maps. Comprei os ingressos Passaporte+ida-volta no pequeno trem, dá acesso total ao Palácio, Grand Trianon, Petit Trianon e os Jardins, recomendo comprar o completo AQUI, porque o jardim é gigante e muito bom para fazer caminhada, mas é bem cansativo, custou R$235,33.

Através do aplicativo é possível se localizar e ouvir também o áudio-guia, não achei muito intuitivo, já que não rastreia sua localização e o aplicativo não tem em português, mas o áudio-guia tem no nosso idioma, mas não recomendo porque acaba com a bateria do celular, é preferível pegar o aparelho que oferecem no Palácio. 


Palácio de Versailles 
"Versalhes é famoso não só pelo edifício, mas como símbolo da Monarquia absoluta, a qual Luís XIV sustentou. Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2 153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1 250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados da França, recebe em média oito milhões de turistas por ano e fica a três quarteirões da estação ferroviária. Construído pelo rei Luís XIV, o "Rei Sol", a partir de 1664, foi por mais de um século modelo de residência real na Europa, e por muitas vezes foi copiado" (Fonte: AQUI).
Não consegui visitar todos os cômodos, o Palácio é gigante o que torna um pouco confuso, os cômodos se interligam uns com os outros então você só segue para frente, é belíssimo e cansativo ao mesmo tempo, muitas cores se misturam, muitos quadros e estatuas, muita coisa para ver e entender, á lugares para sentar, o que é ótimo porque dá para descansar e ficar admirando, tem restaurantes, lojas de souvenir e livros, tem banheiros por perto, só não é possível carregar o celular, recomendo levar uma bateria extra.


Jardins de Versailles
"O palácio está cercado por uma grande área de jardins, uma série de plataformas simétricas com canteiros, estátuas, vasos e fontes trabalhados, projetados por André Le Nôtre. Como o parque é grande, um trem envidraçado faz um passeio entre os monumentos" (Fonte: AQUI).
A escolha do ingresso não poderia ter sido o mais correto, o jardim é muito grande, é possível fazer a pé, mas não recomendo, a opção de trem, que é aberto nas laterais, é bem bacana e ele faz 4 paradas, podendo descer e subir nos próximos que vierem, como uma parte dos jardins é aberto, tem muitos moradores da região correndo (se eu morasse na região viraria facilmente uma dessas pessoas).


Grand Trianon
"O Grand Trianon ou Trianon de marbre é um palácio que Luís XIV fez construir nas proximidades de Versailles, na França. O exterior do edifício é construído em mármore de onde deriva o nome pelo qual também é conhecido, Trianon de marbre. Atualmente está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, desde 1979" (Fonte: AQUI).
Uma das paradas do trenzinho é no Grand Trianon que fica afastado do Palácio de Versailles, podemos dizer que este edifício seria uma espécie de casa de hospedes, é uma propriedade menor, mas tão deslumbrante quanto, bem decorada, sendo possível conhecer todo os ambientes em 1h, com um lindo jardim, restaurante por perto e lojas de souvenir. 


Petit Trianon
"O Petit Trianon é um palácio construído no século XVIII pelo Rei Luis XV para a sua amante, a Madame de Pompadour. Este palácio fica localizado no interior do parque do Palácio de Versalhes. A obra confiada a Jacques Ange Gabriel dura 6 anos entre 1762 e 1768. Desde a sua subida ao trono, Luis XVI ofereceu o Petit Trianon à sua esposa Maria Antonieta desta forma: "Vós amais as flores, Senhora, tenho um bouquet a oferecer-vos. É o Trianon." Maria Antonieta empreendeu numerosas obras no palácio e no seu domínio" (Fonte: AQUI). 
O Petit Trianon é uma construção menor obviamente, mas tão linda quanto o restante dos outros edifícios, também faz parte da parada do trenzinho, mas fica perto do Grand Trianon, é possível ir andando, também tem restaurantes e lojas de souvenir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário