ROTEIRO: Roma - Vaticano

19 novembro 2023


CIAO, Roma!
O segundo destino da minha primeira viagem internacional é Roma, peguei um voo de 2h30 saindo do principal aeroporto de Londres.
Fiquei hospedada no Princeps Boutique Hotel, um hotel 3 estrelas localizado próximo ao Roma Termini, principal estação de trem e metrô de Roma, o valor pago foi de R$2.879,16 incluindo café da manhã, o quarto escolhido foi o quarto de solteiro com 1 cama de solteiro (o quarto é pequeno, mas lindo e acolhedor), os funcionários foram uns queridos, o hotel é localizado em um prédio antigo, no quarto andar, não ocupa o prédio inteiro e não tem fachada, tive dificuldade de localizar, porque cheguei em um horário que a porta já estava fechada, mas tirando essa dificuldade inicial, sobre o restante, não tenho do que reclamar. Elaborei um roteiro básico com as principais atrações:

                                  ------------ Day 01 ------------                                   
No meu primeiro dia, após tomar café da manhã, que por sinal era maravilhoso, sai para conhecer Roma, logo na frente do hotel temos a Basílica de Santa Maria Maggiore.
"Santa Maria Maggiore ou Basílica de Santa Maria Maior é uma das quatro basílicas maiores, uma das sete igrejas de peregrinação e a maior igreja mariana de Roma — motivo pelo qual ela recebeu o epíteto de "Maior". Foi a primeira igreja do Ocidente dedicada a Maria em honra a Jesus Cristo" (Fonte: AQUI).



Seguindo a caminhada por mais uns 20 minutos, o próximo ponto turístico foi a famosa Fontana di Trevi (que logo cedo, já estava lotada). "A construção da atual Fonte de Trevi deve-se ao Papa Clemente XII que, em 1732, anunciou um concurso no qual participaram os principais artistas da época. Entre os vários projetos apresentados foi escolhido o do arquiteto Nicola Salvi" (Fonte: Turismo Roma).

Próximo a Fontana di Trevi nos deparamos com o Panteão: "Entre os edifícios da antiguidade clássica, o Panteão é certamente o mais bem preservado, em virtude da sua transformação em igreja (Santa Maria ad Martyres ) em 609. O edifício original foi erguido entre 27 e 25 a.C. a mando de Marco Vipsanio Agrippa em homenagem a Augusto e depois dedicado às principais divindades da família Giulio Claudia. As suas formas atuais remontam aos primeiros anos do reinado de Adriano (118-125). Uma enorme parede cilíndrica (a Rotonda) com mais de 6 metros de espessura sustenta a abóbada monumental, a maior cúpula de concreto romano, com 43,30 metros de diâmetro e a mesma altura". (Fonte: AQUI). O horário de funcionamento é das 09h00 as 19h00, o ingresso custa 5,00 euros.



Caminhei até a Piazza Navona (para quem assistiu o filme ou leu o livro "Anjos e Demônios" de Dan Brown, os principais pontos aqui discutidos, aparece de forma clara e bem descritas), "é uma das mais célebres praças de Roma localizada no rione Parione. A sua forma assemelha-se à dos antigos estádios da Roma Antiga, seguindo a planificação do Estádio de Domiciano" (Fonte: AQUI), e é onde também se localiza a Sant'Agnese in Agoneuma igreja barroca do século XVII.


Da Piazza Navona para Piazza del Popolo "desenhado pelo arquitecto Giuseppe Valadier no início do século XIX, a nova Piazza del Popolo surge como uma grande elipse em torno do obelisco egípcio, embelezada e enquadrada por esculturas, jardins e fontes.

No centro da praça está a Fonte dos Leões do próprio Valadier, que substitui a fonte do século XVI de Della Porta e se desenvolve em torno do obelisco Flaminio. Possui bacias redondas de travertino, dominadas por leões de mármore branco de estilo egípcio, de cujas bocas fluem jatos de água", na mesma praça se encontra as duas igrejas gêmeas construídas durante o século XVII, "Santa Maria in Montesanto, também conhecida como "Igreja dos Artistas", e Santa Maria dei Miracoli, originalmente projetada por Carlo Rainaldi , e ambas posteriormente concluídas por Gian Lorenzo Bernini" (Fonte: AQUI) e no lado oposto da praça ergue-se a esplêndida Basílica de Santa Maria del Popolo, datada do século XV.


Ao retornar para o Hotel passei ainda, pelo Largo di Torre Argentina uma "praça em Roma, na zona de Campo de Marte, onde constam alguns templos da época da República Romana, e as ruínas do Teatro de Pompeu" (Fonte: AQUI), pelo Teatro de Marcelo um "antigo teatro romano a céu aberto localizado em Roma construído nos últimos da República Romana para a realização de espetáculos de teatro e música" (Fonte: AQUI)


Continuando a caminhada, passei ainda pelo Templo de Hércules Vencedor é um "monóptero, um templo circular em formato peripteral grego completamente circundado por uma colunata" (Fonte: AQUI) e tudo isso, antes do meio-dia, retornei ao hotel para descansar e aguardar até o horário do agendamento do restaurante.



Ao pesquisar por restaurantes com a melhor recomendação de pizza e Carbonara, eis que surge o Trattoria Vechia Roma, acabei agendando um horário e fui experimentar o Carbonara, o espaço é quentinho e acolhedor, estava bem cheio, mas não impediu em nada, a comida demorou um pouco para ficar pronta (acabei desistindo de experimentar a sobremesa), mas o Carbonara estava simplesmente delicioso.


Após o almoço retornei para o Hotel, descansei mais um pouco, porque a caminhada na parte da manhã foi intensa, sai para o passeio agendado por volta das 14h30 e encontrei com o grupo no local marcado, o passeio no Coliseu, Fórum Romano e Palatino + Arena dos Gladiadores começou as 15h30 em ponto, fiz duas postagens separadas sobre o tour com um guia em português:  Fórum Romano e PalatinoColiseu + Arena dos Gladiadores.

Obvio que ao retornar ao Hotel tive que experimentar o sorvete italiano e minha escolha do lugar, foi por ser mais perto do Hotel, sem indicação alguma, a Gelateria S.M. Maggiore, estou apaixonado pelo gelato da Itália, como faz?

                                 ------------ Day 02 ------------                                

E o segundo dia em Roma, separei para conhecer a Cidade do Vaticano, após o café da manhã me encaminhei para o metrô, já não tinha mais perna para andar, comprei o ticket por  €7,00 válido por 24h tanto para ônibus quanto para metrô, tinha horário marcado com a guia de turismo às 09h30 para os Jardins Vaticanos, Museus Vaticanos e Capela Sistina, fiz uma postagem completa sobre AQUI, o passeio durou em média 4h.

Saindo dos Museus Vaticanos fui andando até a Basílica de São Pedro, que fica aproximadamente há 10 minutos da onde eu me encontrava, apesar das filas quilométricas, foi até que razoavelmente rápido, postagem completa AQUI.

Ao sair do Vaticano, é possível ir andando até o Castelo Sant'Angelo que não fica tão longe, mas já estava exausta para entrar, então só tirei fotos do lado de fora, retornei para o Hotel de ônibus (já disse que não tem catraca? Você pode entrar por qualquer porta e cabe a você validar o seu ticket na maquininha do ônibus, não tem ninguém te cobrando para pagar passagem ou validar o ticket).


Nenhum comentário:

Postar um comentário