Basílica de São Pedro e Cúpula da Basílica

18 novembro 2023


Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Cidade do Vaticano
Funcionamento: Período de verão  (1 de abril a 30 de setembro) 7h00 - 19h10. Período de inverno  (1 de outubro a 31 de março) 7h00 - 19h10
Ingressos: Gratuito.

Ao sair do Museus do Vaticano basta caminhar por uns 15 minutos até a Basílica, no dia, enfrentei uma fila que durou entorno de 1 hora, por ser necessário passar pela segurança, mas na fila já é possível observar a Praça de São Pedro e a Basílica, bem como tirar fotos lindas do lugar, a entrada é gratuita e é necessário ter cuidado com a vestimenta.

Basílica de São Pedro 
"Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo", "adornado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelângelo, Rafael e Bernini".

"Especificamente classificada pela UNESCO, catalogada e preservada como Património Mundial da Humanidade, a Basílica de São Pedro foi considerada o maior projeto arquitetônico da sua época". "A construção do atual edifício, no local da antiga basílica erguida pelo imperador Constantino, começou em 18 de abril de 1506 e foi concluída em 18 de novembro de 1626,[7] sendo consagrada imediatamente pelo Papa Urbano VIII" (Fonte: AQUI).


Cúpula
Para acessar alguns espaços da Basílica é necessário comprar ingressos como o Museu e a Cúpula. A cúpula da Basílica de São Pedro "domina o horizonte de Roma, elevando-se a uma altura de 136,57 metros" (Fonte: AQUI), o ingresso custa €10,00 para subir de elevador até o 3º andar e €8,00 para subir de escada, recomendo o uso do elevador, porque quando se chega ao 3º andar é necessário subir 320 degraus até o topo da cúpula.

"A mais alta cúpula do mundo, o seu diâmetro interno é de 41,47 m, um pouco menor que duas das três grandes cúpulas que a precederam: a do Panteão de 43,3 m, e a da Catedral de Florença com 44 m. Os arquitetos da Basílica de São Pedro usaram como base essas duas cúpulas para encontrar formas de conceber aquela que se tornou a maior cúpula da cristandade" (Fonte: AQUI).


Vale a pena?
Na minha opinião, sim! Foi bem exaustivo para subir e descer, mas a vista... é de tirar o fôlego, neste caso, literalmente (depois de subir 320 degraus, não tem como não ficar sem fôlego rs). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário