Museu da Língua Portuguesa

02 novembro 2022



Endereço: Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01120-010 (acima da Estação da Luz).
Funcionamento:  De terça a domingo. Das 9h às 16h30 (permanência permitida até 18h).
Ingressos: Inteira – R$ 20,00. Meia-entrada – R$ 10,00. Grátis aos sábados*. Crianças até 7 anos não pagam*.

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006 e tem como localização a Estação da Luz, um dos principais pontos de passagem de imigrantes que embarcavam no Brasil, o Museu foi reinaugurado em 2021 após um incêndio em 2015.
Objetivo: "Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo". (Fonte)

O Museu é bem tecnológico (me surpreendeu nesse quesito), repleto de passagens com audiovisual, imersivo e lúdico, são três andares com muito conteúdo. Estive no Museu em um sábado (a entrada é gratuita) e estava abarrotado de pessoas e com filas quilométricas (o que acaba sendo positivo, a cultura ainda continua ativa e procurada em São Paulo, mas acaba sendo prejudicial na visualização das obras).


Exposição Principal
"A língua é o que nos faz humanos, é o que nos permite viver em sociedade e criar. Em nossa nova exposição principal, exploramos a língua portuguesa falada por 260 milhões de pessoas no mundo em sua história, suas influências e em como é elemento fundamental da nossa identidade cultural". (Fonte)


Exposição Temporária
"Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação propõe ao público uma imersão em uma floresta cujas árvores representam dezenas de famílias linguísticas às quais pertencem as línguas faladas hoje pelos povos indígenas no Brasil – cada uma veicula formas diversas de expressar e compreender a existência humana". (Fonte)

Para quem está indo com tempo, é possível fazer diversas outras atividades na região, como a Pinacoteca, Estação da Pinacoteca, Memorial da Resistência e o Museu da Arte Sacra, por exemplo - fiz um roteiro da Luz AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário