Cerro de San Cristóbal

17 outubro 2025


Endereço: Rua Pio Nono, 445, no bairro Bellavista, em Santiago, Chile.
Funcionamento: Funicular: segunda-feira: 13h00 às 19h45 e terça a domingo: 10h00 às 19h45 
Teleférico: terça a domingo: 10h00 às 18h45 (horário de inverno) 
Ingressos: Bilhete Viva o Parque (viagens ilimitadas por um dia no teleférico, funicular e ônibus panorâmicos) $  9.250 - há outras opções mais baratas (vide site)

O Cerro San Cristóbal é um dos locais mais emblemáticos de Santiago do Chile e faz parte do Parque Metropolitano, considerado um dos maiores parques urbanos da América Latina. Com cerca de 880 metros de altitude, o cerro oferece uma vista privilegiada da cidade e da imponente Cordilheira dos Andes, sendo um dos pontos preferidos para observar o pôr do sol. 

"O Cerro San Cristóbal começou a ser utilizado em 1903 com a instalação do Observatório Mills, atualmente conhecido como Observatório Manuel Foster, gêmeo do Observatório Lick da Universidade da Califórnia" (Fonte: AQUI). No topo, encontra-se o Santuário da Imaculada Conceição, inaugurado em 1908, que abriga uma estátua de 14 metros da Virgem Maria — visível de várias partes da cidade e símbolo religioso e cultural de Santiago.


O acesso ao cume pode ser feito de diversas formas: caminhando por trilhas, de bicicleta, de carro, pelo teleférico moderno ou pelo tradicional funicular, inaugurado em 1925. Além do mirante, o Parque Metropolitano oferece amplas opções de lazer, como o Zoológico Nacional, piscinas públicas, jardins e áreas para piqueniques e atividades esportivas. O Cerro San Cristóbal é, portanto, um espaço que combina natureza, espiritualidade, história e cultura, representando um verdadeiro refúgio verde no coração da capital chilena.

O Cerro tem como entrada principal pela Rua Pio Nono (é possível acessar o parque de forma gratuita e fazer caminhadas por lá, mas as atrações são pagas), começando pelo Funicular que te deixar na estação "Cumbre" é onde se encontra o Santuário da Imaculada Conceição, para avançar você pode pegar o ônibus panôramico ou o teleférico, optei pelo último as próximas estações são a "Tupahue" e a "Oasis" (que seria a última), resolvi ir até a última que fica próxima ao Sky Costanera (papo para uma próxima postagem) sai do parque e voltei sem problema nenhum, o meu bilhete inclui ida/volta. As atrações da estação Oasis são o Parque de Aventuras que é para criança e o Jardim Japonês que estava fechado para reforma, tem restaurantes e lachonetes por lá também, retorne para estação "Tupahue" de teleférico onde tem o  Jardim Botânico e piscinas e retornei para a rua principal, cheguei as 10h00 e incluindo o Sky Costanera, o passeio acabou por volta das 14h, consegui conhecer os principais pontos do Cerro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário