Theatro Municipal de São Paulo

29 fevereiro 2024

 

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010.
Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h.

O Theatro Municipal de São Paulo foi projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo, Claudio Rossi e Domiziano Rossi, inaugurado em 1911 contou com um publico de 20 mil pessoas, o prédio foi o primeiro a ser abastecido totalmente com energia elétrica e é considerado um dos mais importantes do país. O edifício foi tombado em 1981 pela Condephaat sendo palco da Semana de Arte Moderna, combina os estilos Renascentista, Barroco e Art Nouveau.
Fomos visitar o teatro em um dia da semana, a visita é gratuita, mas é necessário agendamento prévio, somos acompanhados por um guia, que apresenta cada espaço e conta um pouco da história de cada ambiente, tem duração de até 75 minutos. São apenas três horários disponíveis para a visitação por dia e costuma ser bem concorrido, para agendamento AQUI.


"O teatro é estruturado em quatro corpos: a fachada, composta pelo vestíbulo, o salão de entrada e a escadaria nobre; o central, no qual encontra-se a sala de espetáculos; o palco; e, por fim, o ambiente onde estão localizados os camarins.
Entre 1952 e 1955 acontece a primeira grande reforma do edifício durante a gestão do prefeito Jânio Quadros. Esta reforma teve por objetivo a entrega do teatro para as comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo, mas por atraso nas obras, a reinauguração só aconteceu em 1955. A sala de espetáculos teve suas ordens demolidas e reconstruídas. Foram retirados os camarotes de proscênio para dar lugar ao órgão G. Tamburini. Os ornamentos e mobiliários foram refeitos pelo Liceu de Artes e Ofícios." (Fonte: AQUI).


"Pelo palco do Municipal passaram as mais importantes companhias da primeira metade do século 20, trazendo nomes como Enrico Caruso, Maria Callas, Bidu Sayão, Arturo Toscanini, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Ana Pawlova, Arthur Rubinstein, Claudio Arrau, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Nijinsky e Baryshnikov, dentre muitos outros. Indo sempre além da cena clássica, coroou sua vocação cosmopolita ao receber um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a SEMANA DE 22, de Mário e Oswald de Andrade, Anita Malfatti e tantos outros jovens célebres que deram início ao movimento modernista brasileiro.
Em mais de 100 anos de história, três grandes reformas preservaram, renovaram e ampliaram o Theatro, que hoje conta com um edifício restaurado. Em 2012 foram criadas as instalações da Praça das Artes para abrigar os corpos artísticos, as escolas municipais de música e dança e as múltiplas atividades do Complexo Theatro Municipal" (Fonte: Theatro Municipal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário