Endereço: Rua dos Patriotas, 20 – Ipiranga – São Paulo/SP – CEP 04207-030
Funcionamento: Terça a domingo, das 11h às 17h. Abertura em feriados de acordo com a programação.
Ingressos: Os ingressos são gratuitos.
Funcionamento: Terça a domingo, das 11h às 17h. Abertura em feriados de acordo com a programação.
Ingressos: Os ingressos são gratuitos.
O Museu Paulista mais comumente conhecido como Museu do Ipiranga foi inaugurado em 1895, sendo o Museu mais antigo de São Paulo e vinculado a Universidade de São Paulo - USP. O acervo é composto por objetos, mobiliários, obras de artes etc. que tenha relação com a independência do Brasil. Se programe e vai o mais cedo que puder, o Museu é imenso então se prepare para a caminhada, a visita garante uma belíssima vista do mirante, além de claro aproveitar os jardins e o parque.
Atualmente conta com as seguintes exposições em cartaz: Para entender o Museu, Uma História do Brasil, Passados Imaginados, Territórios em Disputa, Mundos do Trabalho, Casas e Coisas, A Cidade Vista de Cima, Catalogar: Moedas e Medalhas, Conservar: Brinquedos, Comunicar: Louças, Coletar: Imagens e Objetos.
Para entender o Museu
"Nesta exposição, abordam-se dois temas principais: a construção do Edifício- Monumento e as transformações do acervo no decorrer de sua história." (Fonte).
Passados Imaginados
"Nesta exposição, é possível conhecer pinturas que representam cenas e personagens do passado brasileiro." (Fonte).
Territórios em Disputa
"Esta exposição trata da formação do território brasileiro e dos conflitos entre portugueses, indígenas, espanhóis, franceses e holandeses, durante o processo de colonização." (Fonte).
Uma História do Brasil
"Para visitar esta exposição é necessário percorrer três espaços diferentes do Museu: Saguão, Escadaria e Salão Nobre. Esses ambientes foram decorados com esculturas e pinturas que apresentam uma versão da formação do Brasil." (Fonte).
![]() |
“Independência ou morte!”, de Pedro Américo |
Mundos do Trabalho
"Apresenta a atuação de trabalhadores em diferentes atividades e períodos da história do Brasil. Aqui, você encontrará imagens de registro do trabalho, instrumentos utilizados em construções públicas, como rodovias e ferrovias. Também são expostas ferramentas e outros objetos ligados ao trabalho no campo." (Fonte).
Casas e Coisas
"Apresenta objetos de trabalho e decoração de diferentes residências paulistas nos últimos 150 anos, como louças, utensílios de cozinha e objetos de escritório. A partir deles, somos convidados a refletir sobre seus usos, ornamentos e materiais." (Fonte).
A Cidade Vista de Cima
"Nesta exposição você encontrará fotografias aéreas do bairro do Ipiranga, que apresentam a região do entorno do Museu em diferentes momentos de sua história." (Fonte).
Catalogar: Moedas e Medalhas
"Apresenta a segunda etapa do ciclo curatorial: Catalogar. Você vai descobrir como os objetos são descritos e documentados a partir da tradicional coleção de moedas e medalhas, que tem formas muito estabelecidas de identificação e descrição de seus materiais e suas simbologias." (Fonte).
Conservar: Brinquedos
"São centenas de objetos de brincar de casinha ao lado de carrinhos, espaçonaves e foguetes. Aqui é possível mostrar o trabalho de conservação desde a avaliação na entrada do item na coleção, as atividades de higienização e restauração, os modos de embalar e a guarda nas reservas técnicas." (Fonte).
Comunicar: Louças
"A última etapa do ciclo curatorial é a comunicação. A partir das nossas coleções de louça, será possível mostrar como se produz uma exposição, um processo bem diferente da prática de simplesmente expor os objetos." (Fonte).
Coletar: Imagens e Objetos.
"Nesta exposição explora-se a primeira etapa do ciclo: Coletar. Amostras de nossas coleções são utilizadas para explicar as mudanças nas políticas de coleta de documentos, que levaram tanto a uma ampliação da cadeia de segmentos sociais representados quanto a uma variedade de materiais e técnicas." (Fonte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário