Endereço: R. João Brícola, 24 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01014-900.
Funcionamento: Terça a domingo das 09h às 20h.
Ingressos: R$ 30 Inteira e R$ 15,00 Meia-entrada.
O Farol Santander ou Edifício Altino Arantes (Edifício Banespa ou Banespão), foi ''construído a partir de 1939 pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo'' e inaugurado em 1947. ''O edifício foi inspirado na arquitetura art decó do Empire State Building, em Nova Iorque. Com 35 andares e 161 metros de altura e em 2000, o prédio foi incorporado ao patrimônio do Grupo Santander, que comprou o Banespa. Em 2014, a construção foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat)'' [Fonte].
''Do alto do mirante do edifício, no 26.º andar, é possível ter um raio de visão de 360º e que atinge cerca de 40 quilômetros, de onde é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro'' [Fonte].
Exposição Identidades – 22&22&22
''A exposição Identidades – 22&22&22 apresenta obras das coleções do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e do Santander Brasil. Dois séculos de histórias reveladas por meio de obras que descortinam pensamentos, contradições e expressões, vistos a partir da atualidade. Além das obras, ambientes e imagens são vistos por meio da expografia tecnológica que projeta imagens e sons, em períodos e ambientes de caótica efervescência'' [Fonte]. A exposição se encontra no 22º, 23° e 24° andar.
Memória do 5 - UMA SALA DA PRESIDÊNCIA COM PERSONALIDADE E QUE CONTA MUITAS HISTÓRIAS
''Móveis entalhados artesanalmente, lustres da década de 1950 e um dos maiores conjuntos de móveis de luxo produzidos sob encomenda após a 2ª Guerra Mundial pelo Liceu de Artes e Ofício. As salas, preservadas em sua composição original, ainda guardam uma exposição permanente com os presidentes ao longo das muitas décadas de história do banco'' [Fonte]. A exposição fixa se encontra no 5° andar.
Memória do 3 - COMO ERA UM BANCO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO PASSADO?
''O Farol Santander conta histórias. o 3º andar é uma viagem pela evolução bancária. Passeando entre objetos e mobiliário originais da época da construção do edifício, você vai saber como funcionava uma instituição bancária na década de 1950'' [Fonte].
Memória do 2 - UMA VIAGEM IMERSIVA NA HISTÓRIA DO FAROL SANTANDER
''Dentro de um túnel de espelhos, que traz uma combinação de imagens, sons e animações, você vai conhecer da concepção à construção do edifício e um pouco da história da cidade de São Paulo e seu crescimento'' [Fonte].
Vista 360° por Vik Muniz
''A cidade é feita de pedaços de pedra, de terra, de vidro e de aço que a nossa consciência teimosa anima por meio da linguagem. A cidade é onde o homem mais se ilude em sua grandeza divina de dar nomes às coisas. Um imenso mosaico onde as partes estão constantemente tentando definir um mutável todo'' [Fonte]. A exposição fixa se encontra no 4° andar.
Exposição ''Sombras Milenares''
''Com nove obras e instalações artísticas produzidas pelo duo internacional HYBYCOZO, a mostra foca na materialização da sombra como elemento artístico central da obra, aliando tecnologia e o estudo da geometria'' [Fonte].
O ingresso pode ser comprado tanto pela internet, quanto presencialmente, no meu caso, optei pela primeira opção, o prédio fica próximo ao metrô São Bento (linha azul), o acesso ao prédio é de forma simples, basta apresentar o ingresso e os colaboradores irão orientar em como proceder, começamos a experiência logo pelo mirante e fomos descendo as escadas, conforme orientação, a visita durou ao todo em torno de 1h, o máximo estipulado é de 2h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário