Holambra

08 setembro 2019


Holambra é um município do estado de São Paulo, fundada em 1948 e se destaca como a maior produtora de flores e plantas ornamentais da América Latina.
Visitei a cidade de Holambra em 2019, acompanhada pela minha mãe, através de uma excursão bate-volta promovida pela agência Fully Viagens durante o Expoflora, que normalmente ocorre entre os meses de agosto e setembro, o valor da viagem para duas pessoas + o valor do ingresso da entrada no evento custou R$ 268,00.
Separamos a parte da manhã para visitar os principais pontos turísticos da cidade, conseguimos elaborar um roteiro e percorrer o caminho a pé. Na parte da tarde, aproveitamos o evento Expoflora, um espaço recheado de atrações com comidas típicas, lugares para comprinhas, muita música e dança, além de cantinhos incríveis para tirar fotos.

Moinho Povos Unidos
Endereço: Alameda Maurício de Nasau, 249 - centro, Holambra - SP, 13825-000.
Funcionamento: Quarta a domingo, entre 10h e 17h.
Ingresso: R$10,00.

Iniciamos nossa trajetória pelo Moinho dos Povos Unidos inaugurado em 2008 (o lugar fica próximo ao evento Expoflora e ao estacionamento). A estrutura foi projetada pelo holandês Jan Heijdra e conta com 10 andares a onde apenas 6 andares são abertos para visitação, no térreo (recepção) é aonde se encontra a loja de suvenires, no primeiro, segundo e terceiro andar temos uma exposição de objetos e quadros e no quarto andar existe um deck onde é possível ver uma vista panorâmica da cidade, as escadas de acesso aos andares são estreitas possibilitando a passagem apenas de uma pessoa por vez. 
Ao lado do Moinho, existem barracas de comidas, suvenires e etc., aproveitamos para experimentar o famoso sorvete de rosas e o stroopwafel (waffle holandês), não chegamos a experimentar o tradicional, acabamos degustando o de sabor caramelo com cobertura de chocolate, que por sinal é maravilhoso.
 

Deck do Amor
Endereço: Alameda Maurício de Nasau, 54-84 - Secção A, Holambra - SP, 13825-000.
Funcionamento: Aberto 24h.
Ingresso: Franca.

Continuamos a nossa caminhada sentido ao Deck do Amor, um dos lugares mais procurados por casais na região, por causa dos famosos cadeados na ponte (inspirado na tradição francesa), de acordo com a lenda, o casal compra um cadeado, coloca seus nomes ou inicias, prendem o cadeado a ponte e jogam a chave no rio, seria uma forma de simbolizar o amor inquebrável, a ponte já conta com mais ou menos 8 mil cadeados, além de ter a vista do lago Vitória Regia.


Nossa Prainha
Endereço: R. José Martins, 155 - Morada das Flores, Holambra - SP, 13825-000.
Funcionamento: Aberto 24h.
Ingresso: Franca.

Nossa Prainha é um parque próximo ao Deck do Amor e ao Parque Van Gogh, perfeito para sentar e aproveitar a paisagem, assim como fazer caminhadas e curtir um barzinho. 


Praça dos Coqueiros
Endereço: Av. das Tulipas, 472, Holambra, Estado de São Paulo 13825-000.
Funcionamento: Aberto 24h.
Ingresso: Franca.

A Praça dos Coqueiros fica localizado ao lado do Parque Van Gogh (basta atravessar a rua) é aonde se encontra o famoso letreiro com o nome da cidade de Holambra e um dos lugares mais disputados para tirar fotos.



Parque Van Gogh 
Endereço: Holambra - SP.
Funcionamento: 09h e 18h.
Ingresso: Franca.

O nome Parque Van Gogh reflete o que nos encontramos por lá, uma séries de replicas do pintor holandês Vincent Willem van Gogh expostos por um corredor verde, com uma paisagem surreal e encantadora, além dos vários chalés a beira do lago.


Expoflora
Endereço: Alameda Maurício Nassau, nº 675, Centro, Holambra-SP, CEP: 13825-000.

O Expoflora é considerado uma das maiores exposições de flores e plantas ornamentais da América Latina, o evento trás muita música e dança, lugares para comprinhas (como roupas, bijuterias e suvenires), muita gastronomia e parque de diversão, sem contar com a chuva de pétalas de rosas que encerra os desfiles.


Apesar de ter sido uma passeio bate-volta, conseguimos conhecer e desfrutar de todos os principais pontos importantes da cidade, pretendo retornar para conhecer o museu (que estava fechado) e visitar um campo de girassóis (estava fora da época), vale muito apena, passar pelo menos um fim de semana e conhecer tudo com mais calma, a cidade é um verdadeiro paraíso. 

Segue o roteiro: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário